A Hora da bruxa

Já ouviste falar da “Hora da bruxa”?

Curiosamente, a expressão “hora da bruxa” tem as suas origens no folclore e na crença de que o sobrenatural está mais ativo durante a noite. Na Idade Média, acreditava-se que as bruxas e outros seres sobrenaturais eram mais ativos durante a noite, especialmente à meia-noite. Mas hoje em dia é um termo utilizado para descrever um período do dia em que os bebés e as crianças pequenas tendem a ficar mais agitados e difíceis de acalmar, geralmente no final da tarde ou início da noite. 
Este período pode ser particularmente difícil para as mães, especialmente se estiverem já cansadas após um longo dia. Assim como as mães podem ficar cansadas, stressadas no final do dia, os bebés também podem sentir o mesmo. O stress pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo fome, solidão, simplesmente a necessidade de um carinho, atenção a mais (pensa só na quantidade de pessoas que o bebé passa de colo para colo durante um dia), ou a combinação de estes todos fatores.
Além disso, a temperatura corporal dos bebés flutua ao longo do dia, apresentando um pequeno pico no final da tarde, esta instabilidade, a imaturidade do sistema nervoso e, também, a produção reduzida de melatonina faz com que o bebé tenha dificuldade em regularizar o sono por mais de algumas horas seguidas, o que pode deixá-lo bastante cansado no final do dia, especialmente nos primeiros meses de vida. Infelizmente, os bebés ainda não têm a capacidade de expressar as suas necessidades verbalmente, o que pode tornar a “hora da bruxa” um período desafiador para os pais.
A boa notícia é que existem estratégias que podem ajudar a acalmar o bebé durante a “hora da bruxa”, por exemplo:
  • Tenta estabelecer uma rotina reconfortante no final do dia, como um banho morno e tranquilo.
  • Tenta identificar e abordar quaisquer necessidades ou desconfortos específicos, como a fome ou estar atento a uma fralda suja.
  • Oferece conforto e segurança através de contacto físico, como dar colo ou embalar o bebé.
  • Cria um ambiente calmo e tranquilo, como reduzir as luzes ou colocar música suave.
  • Usar babywearing: Isto pode ajudar a acalmar o bebé e a aumentar a sensação de segurança.
  • Amamentação em livre demanda: Oferecer o peito sempre que o bebé pede pode ajudar a garantir que ele esteja bem alimentado e confortável. A amamentação é uma forma de proporcionar conforto emocional para o bebé.
  • Taças tibetanas: Estes instrumentos emitem sons harmónicos que podem ter um efeito relaxante no corpo e na mente. A vibração das taças pode ajudar a equilibrar as energias do corpo.
  • Osteopatia: A osteopatia é uma abordagem terapêutica que se baseia na ideia de que o corpo humano é capaz de se auto-regular e curar. Um osteopata pode ajudar a identificar e tratar qualquer disfunção física que possa estar a afetar o bem-estar do bebé.
  • E por último, e não menos importante, muita paciência.
Lembra-te de que a “hora da bruxa” é uma fase normal e temporária do desenvolvimento e que geralmente resolve-se por si só com o tempo.

Veja também:

O meu instagram

Tenho imensos recursos, videos e posts sobre parentalidade.

O meu facebook

Informação para os pais (re)pensarem a parentalidade. Porque isto é um mundo sem fim de coisas.

Produtos de Bebés E crianças

Dezenas de produtos para bebés e crianças!