Para a Lua e Além: Como os Assentos Virados para Trás Mudaram a História

Já te perguntas-te por que os astronautas se sentam virados para trás quando regressam à Terra? Ou por que as crianças são mais seguras em cadeiras auto viradas para trás? Queres saber a fascinante ligação entre estes dois temas aparentemente não relacionados. Os primeiros humanos a pisar na Lua foram parte do programa Apollo, uma série de missões que começou em 1961 e terminou em 1972. A última missão, Apollo 17, marcou 50 anos desde que os humanos caminharam pela última vez na superfície lunar. Os astronautas do Apollo enfrentaram muitos desafios e perigos durante as suas viagens, incluindo temperaturas extremas, radiação, micrometeoritos e altas forças G.
As forças G são uma medida de como a aceleração afeta o teu corpo. Quando acelera ou desacelera rapidamente, sentes-te mais pesado ou mais leve do que o normal. Por exemplo, quando andas numa montanha-russa ou travas bruscamente o teu carro. Quanto mais forças G experimentas, mais stress colocas nos teus órgãos e vasos sanguíneos. Para se protegerem das forças G durante a reentrada, os astronautas do Apollo sentavam-se em assentos especialmente concebidos que ficavam virados para trás. Desta forma, podiam distribuir a pressão uniformemente pelos seus corpos e evitar danos nas suas colunas e órgãos internos. Eles também usavam fatos especiais que ajudavam a regular a sua pressão arterial e a prevenir desmaios. Mas o que é que isto tem a ver com as crianças?
Acontece que os assentos virados para trás também são mais seguros para os miúdos em caso de acidente de carro. As crianças têm cabeças maiores e pescoços mais fracos do que os adultos, o que as torna mais vulneráveis a lesões na cabeça e no pescoço. Quando se sentam viradas para a frente numa cadeira auto, as suas cabeças podem ser projetadas violentamente para a frente se houver um impacto repentino. No entanto, quando se sentam viradas para trás numa cadeira auto, as suas cabeças são suportadas pelo encosto do assento e os seus corpos movem-se com ele. Isto reduz o risco de chicotada cervical e danos na medula espinhal. Os assentos virados para trás também oferecem melhor proteção contra impactos laterais e capotamentos.
A ideia das cadeiras auto viradas para trás foi inspirada por Bertil Aldman em 1964, pela forma como os pilotos de aviação se sentavam para resistir às altas forças G durante os treinos e da maneira que a cápsula gemini aterrou no mar, fazendo com que a forma mais segura de aterragem para os astronautas seja de costas.
Em 1967, a Volvo lançou o primeiro assento de criança voltado para trás, que consistia num assento do passageiro da frente reversível com um encosto acolchoado com correias, como um acessório para o seu novo modelo Amazon. Em 1972, foi introduzido pela volvo o seu primeiro assento de criança voltado para trás, que oferecia maior proteção ao pescoço e reduzia o impacto frontal, o tipo de colisão mais comum e perigoso. Desde então, as cadeiras para crianças voltadas para trás tornaram-se amplamente adoptadas em todo o mundo como uma medida de segurança padrão para crianças pequenas. Aí tem: como os bancos voltados para trás mudaram a história tanto para os astronautas como para as crianças. Esperamos que tenha aprendido algo novo hoje!

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A ASSOCIAÇÃO CRIANÇA SEGURA é uma associação sem fins lucrativos com o objectivo de promover a segurança infantil e a defesa dos Direitos da Criança.

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